Roadmaps
(Technology Roadmaps – TRMs)
Com a missão de desenvolver tecnologias alinhadas aos princípios de sustentabilidade, a Embrapa Agroenergia realiza monitoramento sistemático da evolução de algumas temáticas relacionadas à agregação de valor a biomassas. Neste caso, especificamente, apresenta o resultado de um trabalho prospectivo realizado sobre ácidos e álcoois de maior potencial de serem obtidos a partir de matérias-primas renováveis. Na condução deste trabalho, fontes secundárias de informação tecnológica, em especial notícias, patentes e artigos científicos, foram empregadas para revelar as iniciativas mais relevantes associadas aos compostos escolhidos.
O formato utilizado para a consolidação desses dados e informações foi o de Mapas de Rotas Tecnológicas (ou Technology Roadmaps – TRMs), integrando camadas de mercado, produto e tecnologia, projetados para os horizontes de presente-curto prazo (até 5 anos), médio prazo (entre 6 e 10 anos) e longo prazo (superior a 10 anos).
O estudo apresenta 18 mapas contendo 31 ácidos carboxílicos e 18 álcoois de cadeias curtas (com 1 a 6 carbonos), divididos em três grupos.
Processo: Rota renovável estabelecida
Produto: Commodities ou produtos da química fina
Grupo 2
Processo: Rota renovável em P&D ou escala piloto
Produto: 'Drop-in', a maioria commodities
Grupo 3
Processo: Rota renovável estabelecida (pequena escala) ou inexistente
Produto: Poucas aplicações, química fina ou de especialidades
Na busca por processos sustentáveis, de menor demanda energética e menos agressivos ao meio ambiente, os processos de bioconversão, voltam a ser alvo de pesquisas como rota alternativa para a obtenção desses produtos, muitos deles de origem petroquímica. Soma-se a esse fator, a rápida evolução da biotecnologia, que amplia as possibilidades de novos produtos oriundos da bioconversão ou que reexamina bioprocessos abandonados, em busca da viabilidade econômica de obtenção de produtos com interesse comercial.